A diferença entre O Diário e Gazeta Maringá

E-mail Imprimir PDF

Esta semana o site publicou um erro simples, possivelmente de digitação cometido pelo site O Diario.com, o que gerou uma revolta na direção e redação daquela instituição, os mais exaltados comentaram que este site estava cometendo um gravíssimo fato ao destacar um erro de um "colega" de profissão. É claro que quando é "no deles" ficam todos furiosos e é inadmissível, pois claro, eles nunca erram.
Na semana anterior, postamos um erro, também claro por erro em relógio e não por má fé, de uma reportagem do site Gazeta Maringá, que publicou uma informação antes de ter ocorrido, uma gafe totalmente explicada e educadamente pelo diretor do site, Renan Colombo, e devido a esta atenção e ao pedido se possível da retirada da postagem, achamos por bem retirar o post do site Manchete.
Não foi nossa intenção denegrir a imagem do grupo RPC-Gazeta Maringá, diríamos até uma forma descontraída, que blogs e sites com este perfil possam fazer sem preocupação determinada de um jornalismo somente. Elegantemente o jornalista Colombo da Gazeta Maringá nos explicou o ocorrido a respeito daquela postagem e por isso retiramos o post do nosso site, ao contrário de alguns profissionais de O Diário que já entraram nos comentários "descendo a lenha" no repórter responsável pelo site, Agnaldo Vieira, que ficou até surpreso com alguns "profissionais" do jornal O Diário que se preocuparam primeiro em xingar e depois explicar o ocorrido, no caso do erro da notícia de O Diário era visível que foi uma troca de digitação, e após 5 minutos se houvesse o mesmo tratamento e educação como foi o da Gazeta Maringá, teríamos retirado de imediato a postagem do site Manchete.
Mas claro, o O Diário não erra, como poderia errar uma empresa que preza pela moralidade da notícia, primeiro a informação depois a parte comercial, uma empresa que nunca trás uma matéria denegrindo um prefeito ou uma empresa para depois enviar um contato comercial para começar a anunciar, isso não acontece, não no O Diário, que sempre conseguiu ser esta poderosa força da comunicação graças ao seu bom trabalho, e dizemos isso por porque estivemos lá dentro, por pouco tempo, mas já o suficiente para sabermos como as notícias são publicadas naquele periódico impresso e on-line.
Que não se cometa injustiça com muitos, realmente profissionais, que trabalham no grupo O Diário, poderíamos citar dezenas mas cometeriamos um gravíssimo erro se esquecessemos alguém, profissionais desde o setor do cafezinho, portaria, impressão, limpeza, marketing, fotógrafos, repórteres e jornalistas.

Quando algum blog erra, não há problema, quando o autor não é formado em jornalismo, agora quando pseudos jornalistas erram aí sim tem problema. Por isso defendemos a não necessidade de diploma para o trabalho de jornalista. Até porque aqueles que conquistaram o direito de exercer a profissão sem o diploma o faz muitas vezes melhor do que os que passaram por faculdade. O que revolta, é quando jornalistas e repórteres se submetem a relatar uma matéria a mando da direção de uma empresa, deixando o que aprenderam sobre ética na faculdade para tras. As notícias veiculadas neste site pode conter erros de gramática ou até mesmo uma leitura truncada como postou em um comentário um representante jornalistico de O Diario, mas nunca será como a maioria publicada no jornal e no site de O Diario, que muitas vezes apanham a informação por telefone sem mesmo ter ido até o local ou falado pessoalmente com o entrevistado cometendo gafes terríveis como já aconteceram nas páginas e na internet.

O que nunca conseguimos entender, é como a "poderosa força da comunicação" de Maringá tem pavor de nomes como Angelo Rigon, é o medo de admitir que se pautam através de notícias publicadas no site do jornalista, mas qual é o problema nisso? Mas claro eles não podem admitir isso, é muito feio. Pior como um sitezinho tem a coragem de ousar falar ou indicar erros de uma grande órgão de comunicação? Simples, não dependendo dele para sobreviver.

Em nosso site Manchete, por várias vezes aparecem erros tanto gramaticais como de informações, mas o inteligente disso tudo é admitir que erramos e qual é o problema em errar, por falarmos nisso, hoje tem dois erros nas páginas de O Diário, que nem falaremos quais são porque "eles" não dormirão.

Última atualização ( Seg, 07 de Março de 2011 09:34 )  

Comentários  

 
#1 telespectador 26-02-2011 13:49
PARABÉNS PELA POSTURA
Citar
 
 
#2 Aguinaldo 27-02-2011 08:54
Todo ser humano é passivel de erro, se não errar é porque não é humano, e sim uma máquina, mesmo que seja uma máquina, uma hora ela pifa.
Por várias vezes já assisti o willian Bonner pedir desculpas ao vivo no JN, por ter errado, e nem por isso deixou de ter credibilidade, errar e reconhecer nossos erros e limitações é simpleesmente admitirmos que somos humanos.
Citar
 
 
#3 Ana 27-02-2011 11:08
O pessoal da Gazeta Marintá te explicou o lance do relógio??? Nossa, explica pra todo mundo então, é um dos grandes mistérios do universo!!
Citar
 
 
#4 Manchete 27-02-2011 19:58
Ola Ana. Realmente houve uma explicação, o editor chefe nos relatou que na verdade teve uma troca de datas, a operação havia sido no dia anterior, e foi publicada no dia posterior mas com data do dia, no qual dava-se a impressão de que a operação iria ocorrer ainda.
Em outra oportunidade, a Gazeta postou uma morte de um trabalhador que ocorreu as 16h, o horário da postagem foi 15h30.
No caso do site Manchete, o nosso provedor no horário de verão estava com o relógio atrasado em uma hora, e também ocorria umas pérolas deste tipo.
Grande abraço
Agnaldo Vieira
Citar
 
 
#5 Carlos 27-02-2011 20:46
Erros acontecem, mas esta criticando da mesma forma. Você, um jornalista que foi expulso e obrigado a sair pelas portas dos fundo, não tem a mínima moral em falar de alguém. Primeiro, você deve aprender a fazer jornalismo.
Citar
 
 
#6 anonimo 10-03-2011 13:42
olha,,,já trabalhei lá um tempo rs (0 Di..o) tudo lá tem um objetivo...DINHEIRO!! rs não me venha falar de ética parceiro(carlos )
Citar
 

Adicionar comentário

O seu comentário será publicado na postagem referida, caso não tenha nenhum tipo de ofensa e será liberado após verificação pelo administrador do site Manchete.


Código de segurança
Atualizar

FACEBOOK

UNIFAMMA

unifamma

VIAPAR FAZ

Tudo Novo !

expresso maringá
Clique na foto e veja o video

Diversão

DO YOU REMEMBER?
RPM - Alvorada Voraz (1986)   Dim lights ...
O professor de biologia resolve fazer uma prova oral. Chama a aluna: – Existe uma parte do corpo do homem que pode se ...

Pan News Jovem Pan 101.3FM

JOVEM PAN

Mundo Rural

claudio coelho

WHATSAPP MANCHETE

whatsapp

ESTETICA ACADEMIA

estética

Estância Tamarana

estancia tamarana 2015
Pousada Rural
(43) 3398-1681

TWITTER MANCHETE

RSS MANCHETE

rss

PARCEIROS

LINKS :

rigon
anderson lopez
messias mendes

andre almenara folha

edson lima

tabajara

jp

flavio psicologo
antonio marcos

roque
radar maringa
gilmar oséias
BLOG DO CARLÃO MARINGÁ

LUCAS CABRAL
CARLOS OHARA
BLOG LEANDRO OLIVEIRA
BORRAZÓPOLIS NOTÍCIAS
BLOG DO MOCHI
MARINGÁ DA DEPRÊ

BLOG DO ZEQUINHA

FOLHA DE MARINGÁ
FOLHA APUCARANA
FOLHA REGIONAL DE CIANORTE
LAURO BARBOSA
MANDAGUARI ON LINE

BLOG PAIÇANDU AVANTE

PARANA NOTICIAS
PORTAL CGN
BLOG ROBY NEWS
PAICANDU NOTICIAS

BLOG DO MARCINHO PINHEIRO
RADAR DA NOTÍCIA

RUBENS SILVA/MANDAGUARI
PORTAL AGORA

Diversão

DO YOU REMEMBER?
RPM - Alvorada Voraz (1986)   Dim lights ...
O professor de biologia resolve fazer uma prova oral. Chama a aluna: – Existe uma parte do corpo do homem que pode se ...