Não perca a essência

E-mail Imprimir PDF

Artigo:
essencia mulher Em todos esses anos como psicólogo clínico atendi pessoas que, ao começar um novo relacionamento amoroso, procuravam mudar para se moldar ao outro.
E o faziam por gostar e ter medo de perdê-lo. Mas é muito difícil mudar a própria essência. As pessoas conseguem, na realidade, representar o que esperam delas. Mas essa imagem se desfaz com o tempo e a decepção toma lugar, fazendo todo o esforço ir por água abaixo. Pois o outro, ao decepcionar-se, tende a se afastar. No início, por estar ligado emocionalmente, não consegue ficar longe fisicamente, mas cria um afastamento afetivo. Pode estar no mesmo ambiente, mas não apresenta mais uma relação com o outro.
Comumente diz-se que a relação “esfriou”. Logo ocorre o rompimento, o término do namoro. Em todos os casos é importante manter a essência, mostrar quem é desde o início. O outro tem o direito de saber com quem está se relacionando. As pessoas têm um projeto de existência e se está namorando é porque...

acredita que sua vida será melhor tendo uma companhia, amando, compartilhando momentos da sua vida, e espera determinados comportamentos e características no outro para realizar seu projeto.
Caso não encontre, infelizmente, não será feliz. O que posso dizer é: não tenha medo de se mostrar, de expor seus pensamentos, seu conhecimento e seus ideais. Mesmo com o risco de sequer iniciar o relacionamento. Não se preocupe, o verdadeiro amor será construído pelas afinidades. Quando encontrar a pessoa “certa”, ela gostará de você como é.
O problema é que, no fundo, a pessoa que se passa por quem não é conhece suas carências e, na tentativa de enganar a si próprio, engana o outro buscando “curar-se”. Considera que vivendo de forma diferente irá se superar, quando o que ela precisa é de apoio para, gradativamente, superar suas dificuldades. Quando o outro espera mais do que ela pode oferecer, não apoia, pois não tem conhecimento dessas dificuldades.
O que precisa é de alguém que aceite seu modo de ser e possa ser um companheiro na jornada do aprendizado. Não tenha pressa, escolha quem goste de você como é. Caso queira mudar, porque não gosta de algum aspecto seu, o faça por você e não pelo outro. Nesse caso, mantenha sua essência, mude o que é periférico e que não lhe está trazendo benefícios. Como fazer isso? Esse será o tema do próximo texto.

 

Psicólogo Flávio Melo Ribeiro
CRP12/00449 Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
(48) 9921-8811 (48) 3223-4386
Facebook: Viver – Atividades em Psicologia

 

FACEBOOK

UNIFAMMA

unifamma

VIAPAR FAZ

Tudo Novo !

expresso maringá
Clique na foto e veja o video

Diversão

DO YOU REMEMBER?
RPM - Alvorada Voraz (1986)   Dim lights ...
O professor de biologia resolve fazer uma prova oral. Chama a aluna: – Existe uma parte do corpo do homem que pode se ...

Pan News Jovem Pan 101.3FM

JOVEM PAN

Mundo Rural

claudio coelho

WHATSAPP MANCHETE

whatsapp

ESTETICA ACADEMIA

estética

Estância Tamarana

estancia tamarana 2015
Pousada Rural
(43) 3398-1681

TWITTER MANCHETE

RSS MANCHETE

rss

PARCEIROS

LINKS :

rigon
anderson lopez
messias mendes

andre almenara folha

edson lima

tabajara

jp

flavio psicologo
antonio marcos

roque
radar maringa
gilmar oséias
BLOG DO CARLÃO MARINGÁ

LUCAS CABRAL
CARLOS OHARA
BLOG LEANDRO OLIVEIRA
BORRAZÓPOLIS NOTÍCIAS
BLOG DO MOCHI
MARINGÁ DA DEPRÊ

BLOG DO ZEQUINHA

FOLHA DE MARINGÁ
FOLHA APUCARANA
FOLHA REGIONAL DE CIANORTE
LAURO BARBOSA
MANDAGUARI ON LINE

BLOG PAIÇANDU AVANTE

PARANA NOTICIAS
PORTAL CGN
BLOG ROBY NEWS
PAICANDU NOTICIAS

BLOG DO MARCINHO PINHEIRO
RADAR DA NOTÍCIA

RUBENS SILVA/MANDAGUARI
PORTAL AGORA

Diversão

DO YOU REMEMBER?
RPM - Alvorada Voraz (1986)   Dim lights ...
O professor de biologia resolve fazer uma prova oral. Chama a aluna: – Existe uma parte do corpo do homem que pode se ...