50 anos do Golpe Militar

E-mail Imprimir PDF

artigo:

O evento que ocorreu no dia 31 de março de 1964 e que instaurou o início da ditadura militar no dia 1º de abril completa 50 anos em 2014.
A Ditadura Militar foi um momento marcante na história do Brasil, que mudou para sempre a visão política dos brasileiros.
De um momento difícil como esse, foi possível aprender, que o medo de uma nação pode ser usado como instrumento para a consolidação de um extremismo ideológico, que acarreta em uma falta de liberdade. Com a renúncia de Jânio Quadros (PTN) em 1961 o posto de presidente foi assumido por João Goulart (PTB), o Jango, que assumiu um discurso considerado de esquerda para a sociedade da época. Seu discurso preocupou as elites que viram ameaçado o seu poder econômico.
A instabilidade política, a crise econômica e as reformas constitucionais propostas por Jango trouxeram medo à população, e formaram o cenário propício para o Golpe de 64.
A ditadura durou 21 anos, estendendo-se de 1964 a 1985, porém seus efeitos foram estendidos até 1988 sendo afastados com a constituinte. O evento acarretou em um período de repressões violentas a todos os movimentos de oposição e a participação popular.
Por fim, a democracia foi gravemente ferida por uma parcela da população, que temeu a força de uma ideologia e na época esteve apoiando o golpe militar. Hoje o extremismo é o que me assusta no cenário político social.
É importante, que defensores de diferentes ideias estejam construindo juntos um pensamento mais elevado, que cada um em separado. Parar de tentar exterminar todas as ideias, que sejam diferentes e tentar entendê-las/aprimorá-las é para mim um princípio. Todos têm o direito de se expressar conforme seus ideais, isso não faz de ninguém melhor ou pior que qualquer um, é a liberdade da qual gozamos hoje no Brasil.
Lembrar o que o extremismo fez com o país na época da ditadura é fundamental para que não deixemos que esse fato se repita. Assim, ao relembrar esses fatos históricos que expressam meu reconhecimento àqueles que lutaram, pela liberdade e redemocratização do país.
A arbitrariedade imposta no período ditatorial feriu direitos fundamentais da pessoa humana, por isso, temos o dever de dar continuidade aos princípios levados por aqueles valentes que lutam por todos nós. Democracia sempre!

Wilson Quinteiro
Deputado Estadual do Paraná, pelo PSB; advogado e escritor.

 

Comentários  

 
#1 JOSÉ MARCOS BADDINI 28-03-2014 18:37
O deputado Wilson Quinteiro tem a sensibilidade de um político que deseja realmente o bem para o povo. Demonstra que sabe compatibilizar os números frios do administrador com a sensibilidade de um homem do povo.
Continue assim Quinteiro!
Citar
 
 
#2 MARCELO FRANK 29-03-2014 08:42
É nobre deputado... Democracia que é confundida a liberdade com libertinagem, onde direitos é somente para os vagabundos que se dizem excluídos da sociedade, e eu espero que haja novamente um militar que faça diferença na nossa história atual, que está um nojo cheio de corrupções, O bem para o povo nobre deputado é buscar a redução da maioridade penal, planejamento familiar a revogação do Estatuto do Desarmamento e entre outras coisas, Criticar somente o Regime Militar parece ser moda, ninguém critica líderes do governo que hoje estão que assaltaram, violentaram, roubaram armas em quarteis, metralharam e emboscavam militares, matando até a coronhadas de Fal um oficial da PM.
Citar
 
 
#3 Marcos Olimpio 29-03-2014 12:53
Um suplente de deputado que assumiu, muito fraco, só fica no blá blá e reuniões e nada de projetos favoráveis a população, além disso não tem autonomia pois vota sempre a favor do governador do estado cegamente
Citar
 

Adicionar comentário

O seu comentário será publicado na postagem referida, caso não tenha nenhum tipo de ofensa e será liberado após verificação pelo administrador do site Manchete.


Código de segurança
Atualizar

FACEBOOK

UNIFAMMA

unifamma

VIAPAR FAZ

Tudo Novo !

expresso maringá
Clique na foto e veja o video

Diversão

DO YOU REMEMBER?
RPM - Alvorada Voraz (1986)   Dim lights ...
O professor de biologia resolve fazer uma prova oral. Chama a aluna: – Existe uma parte do corpo do homem que pode se ...

Pan News Jovem Pan 101.3FM

JOVEM PAN

Mundo Rural

claudio coelho

WHATSAPP MANCHETE

whatsapp

ESTETICA ACADEMIA

estética

Estância Tamarana

estancia tamarana 2015
Pousada Rural
(43) 3398-1681

TWITTER MANCHETE

RSS MANCHETE

rss

PARCEIROS

LINKS :

rigon
anderson lopez
messias mendes

andre almenara folha

edson lima

tabajara

jp

flavio psicologo
antonio marcos

roque
radar maringa
gilmar oséias
BLOG DO CARLÃO MARINGÁ

LUCAS CABRAL
CARLOS OHARA
BLOG LEANDRO OLIVEIRA
BORRAZÓPOLIS NOTÍCIAS
BLOG DO MOCHI
MARINGÁ DA DEPRÊ

BLOG DO ZEQUINHA

FOLHA DE MARINGÁ
FOLHA APUCARANA
FOLHA REGIONAL DE CIANORTE
LAURO BARBOSA
MANDAGUARI ON LINE

BLOG PAIÇANDU AVANTE

PARANA NOTICIAS
PORTAL CGN
BLOG ROBY NEWS
PAICANDU NOTICIAS

BLOG DO MARCINHO PINHEIRO
RADAR DA NOTÍCIA

RUBENS SILVA/MANDAGUARI
PORTAL AGORA

Diversão

DO YOU REMEMBER?
RPM - Alvorada Voraz (1986)   Dim lights ...
O professor de biologia resolve fazer uma prova oral. Chama a aluna: – Existe uma parte do corpo do homem que pode se ...