Outubro 2014

Reforma eleitoral já!

Política
Ter, 07 de Outubro de 2014

Artigo descrito no blog Café com Jornalista, de Luiz Fernando Cardoso, representa o anseio de milhões de eleitores que não conseguem entender por exemplo como o deputado estadual do Paraná, Wilson Quinteiro, ficou fora da assembleia legislativa para o próximo mandato.

"O voto proporcional para os cargos de vereador e deputados estadual e federal não representa a vontade do eleitor. E os cases do estudo seriam as votações de Wilson Quinteiro (PSB) neste pleito e nas eleições de 2010. Há quatro anos, Quinteiro ficou de fora da Assembleia Legislativa do Paraná mesmo fazendo mais votos do que 17 eleitos.
Tudo culpa de um sistema de votação baseado no quociente eleitoral, que muitos chamam equivocadamente de coeficiente eleitoral e poucos sabem o que significa e muito menos como se calcula. Quinteiro é um daqueles que tem em quem pôr a culpa por não ser eleito. Nesta eleição, esse sistema de votação – que deve ser revisto na reforma política – deixou o representante do PSB de Maringá sem cadeira na Assembleia, mesmo ele tendo sido mais votado do que 18 eleitos.
Na prática, os 41.195 eleitores que votaram em Quinteiro não têm a mínima ideia na “conta” de quem foram parar seus votos. O caminho é o voto distrital, modelo que substituiria a votação proporcional. Nele, os mais votados seriam eleitos dentro do limite de cadeiras ao qual cada distrito (dentro do Estado) teria direito em função do número de eleitores. O mais importante é que o eleitor teria certeza do destino final de seu voto."
Necessitamos urgentemente de uma reforma eleitoral.

PDF
Imprimir

Câmara analisa veto do Executivo ao vale alimentação dos servidores

Política
Ter, 07 de Outubro de 2014

Na sessão ordinária desta terça-feira (07), os vereadores de Maringá irão analisar, em discussão única, veto total do Executivo ao projeto de autoria dos vereadores que cria o Programa de Alimentação do Servidor Público Municipal (PAS). A administração argumenta que o projeto não poderia ter sido proposto pelo Legislativo por ser de iniciativa exclusiva do Executivo.
Em primeira discussão, será votado projeto dos vereadores Marly Martin Silva (PPL) e Belino Bravin Filho (PP) altera redação da lei que dispõe sobre o projeto, a execução e as características das edificações. Pela proposta, fica permitida a construção de área de até 15 metros quadrados para a cobertura de veículos, área de lazer ou lavanderia sem a aprovação de projeto arquitetônico pelo Município.
Projeto do vereador Ulisses Maia (SD), que será votado em primeira discussão, estabelece que as empresas públicas e privadas que prestam serviço de guarda de veículos devem instalar sinalização de segurança como, por exemplo, faixas para pedestres, sinalizados de alerta e placas de sinalização para pedestres nas entradas e saídas dos estacionamentos.
Em terceira discussão, será votado projeto do vereador Jones Darc (PP) altera a lei que torna obrigatória a manutenção de aparelho desfibrilador externo automático e de profissional treinado em primeiros socorros em eventos de grande concentração de pessoas.

PDF
Imprimir

Amanhã é dia de promoção

Economia
Ter, 07 de Outubro de 2014

A Expresso Kaiowa está com preços promocionais de passagens às quartas-feiras
Obtenha mais informações na agência de Maringá pelo fone 44 3222-7535

PDF
Imprimir

4º Encontro dos formandos do CAP

Social
Seg, 06 de Outubro de 2014

O grupo de formandos da turma de 87 do Centro de Aplicação Pedagógica da UEM, Colégio Oberon Floriano Dittert, se reuniu neste domingo no Maringá Clube para colocar o papo em dia e relembrar os bons tempos da adolescência. Este foi o quarto encontro do grupo que aproveitou a vinda de componentes de outras cidades e estados para comemorar os 40 anos do CAP, fundado em 29 de Maio de 1974.

PDF
Imprimir

Comunicação e Multimeios da UEM

Midia
Seg, 06 de Outubro de 2014

Começa nesta terça (07)  o IV MULTICOM, Encontro de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e segue ate' quinta-feira (09).
Com o tema, Sinapses Colaborativas na Comunicação, a edição deste ano busca a reflexão sobre a busca de possibilidades que envolvem a comunicação de forma colaborativa e inovadora. O evento pretende mostrar a importância da troca de experiências em diversas áreas e o trabalho conjunto em busca de bons resultados. Esta quarta edição do Multicom, promovido pelo curso de Comunicação e Multimeios da (UEM), marca os quatros anos de existência do curso.
Motivo de orgulho do Paraná há 45 anos, com destaque para a área acadêmica, principalmente, no norte do estado. A UEM, com sede em Maringá, preza na formação de seus alunos e futuros profissionais. Assim como o Grupo RIC Paraná e a RICTV, que tem como missão a aproximação com a comunidade. Nessa perspectiva, a emissora, em Maringá, busca o contato com a população por meio de suas produções e conteúdos.
Para o diretor regional da RIC Maringá, Gustavo Garcia, o evento da UEM vai traduzir uma visão de mercado interessante. “A relação com o universitário é fundamental, pois são nossos futuros profissionais que farão a diferença na produção de conteúdo e presença nas mídias em geral. Precisamos de pessoas muito bem preparadas para entender o olhar. Pessoas que terão condição de levar à sociedade qualidade e diversidade de informação com credibilidade. Afinal, o uso das novas tecnologias, bem como com as novas ferramentas de comunicação, é feita por pessoas ”, disse.
No momento em que o futuro dos meios de comunicação e da produção de conteúdo é um dos temas mais discutidos, o Multicom contará com a presença de pesquisadores e profissionais do mercado que irão discutir a comunicação, principalmente na área de multimeios. Entre eles, o diretor de conteúdo da RICTV, José Nascimento (foto).
Com o tema “Sinapses Colaborativas na Comunicação”, a IV edição do Multicom espera que a presença do diretor de conteúdo da RICTV traga uma visão de mercado sobre a colaboratividade dos meios. “Buscamos uma reflexão de como a convergência das plataformas resultam em um produto final ”, explica a coordenadora do evento, Fernanda Coutinho. A organização espera aproximadamente 150 participantes, com público composto por estudantes, profissionais e pesquisadores das áreas da comunicação.

PDF
Imprimir

Afinal, o que querem as mulheres?

Social
Seg, 06 de Outubro de 2014

Dim lights
Leonardo Augusto
, um dos últimos românticos da cidade-canção, surpreendeu sua namorada Amanda Iung, ao realizar o pedido de noivado no palco do teatro Marista, onde se apresentava o ator Fábio Moraes. A cena romântica aconteceu na noite do último sábado em Maringá.

PDF
Imprimir

Combate ao câncer de mama

Saúde
Seg, 06 de Outubro de 2014

Como parte das ações em favor do Outubro Rosa, os servidores da Câmara Municipal de Maringá participaram, nesta tarde (6), de palestra sobre a prevenção do câncer de mama organizada pela Rede Feminina de Combate ao Câncer e o grupo Ello Magistral (farmácias).
Durante uma hora, a farmacêutica Karen Janaína Galina apresentou um breve histórico da campanha, as estatísticas ligadas à doença no Brasil, as formas de diagnóstico e respondeu às dúvidas. O câncer de mama é o segundo tipo mais freqüente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Quando é descoberto precocemente e tratado corretamente, a probabilidade de cura chega a 95%.
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas em função do diagnóstico em fase avançada. Por isso, é fundamental a conscientização da sociedade. Embora em número bem menor, o câncer de mama também afeta homens. O autoexame é o mais rápido e acessível, indicado, pelo menos, uma vez por mês, após a menstruação. Normalmente, ele antecede o ultrassom e a mamografia na precisão de diagnóstico. Além do nódulo mamário ou axilar, o câncer de mama também pode ser evidenciado pela vermelhidão na pele, alteração no formato do mamilo, rugosidade da pele, secreção escura no mamilo e ferida. Os sintomas são os mesmos no sexo masculino.
Entre os fatores que favorecem o surgimento da doença estão: sexo feminino, idade, histórico familiar (predisposição), menopausa, alcoolismo, tabagismo, obesidade e sedentarismo.
O objetivo do Outubro Rosa é chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. No próximo dia 17, às 9 horas, a Câmara Municipal cederá o plenário Ulisses Bruder à Rede Feminina de Combate ao Câncer que realizará palestra semelhante com os alunos da rede pública de ensino. (inf Ass Com CMM/foto Marquinhos Oliveira)

PDF
Imprimir

Promotoria recomenda que Câmara atualize portal da transparência

Justiça
Seg, 06 de Outubro de 2014

A 1ª Promotoria de Justiça de Antonina (Litoral do Estado) expediu recomendação à Câmara Municipal de Antonina, na última quinta-feira, para que o Legislativo disponibilize informações completas e atualizadas em seu Portal da Transparência.
O Ministério Público da comarca aponta que o portal da Câmara de Antonina está “reiteradamente indisponível” ao ser acessado no site oficial, o que dificulta o controle da gestão pública por parte dos cidadãos. Conforme a recomendação, o órgão terá que disponibilizar diversas informações ao público, incluindo dados sobre licitações, compras diretas, contratos e convênios, gastos com diárias, planos de carreira e estruturas remuneratórias, balanços, estrutura organizacional, entre outros.
A Promotoria de Justiça destaca que, segundo o artigo 5.º, XXXIII, da Constituição Federal, todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.
Além disso, a Lei de Acesso à Informação também prevê o acesso a dados relativos à gestão pública. Foi fixado prazo de 30 dias para que a Câmara de Vereadores informe à Promotoria de Justiça sobre a adoção ou não dos itens elencados na recomendação do Ministério Público.

PDF
Imprimir

Brigada Escolar

Incêndio
Seg, 06 de Outubro de 2014

A partir de hoje, o 5º Grupamento de Bombeiros, a 5ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil e o Núcleo Regional de Educação de Maringá iniciam treinamentos práticos para a formação de brigadas de emergência nas escolas estaduais da região.
O treinamento tem a duração de um dia, onde os brigadistas são submetidos a instruções de primeiros socorros, combate a incêndios e planos de abandono de área, através de instruções teóricas e práticas. Até o final deste ano, estima-se a formação de mais de 500 brigadistas escolares, propiciando aumento na segurança das escolas através da qualificação de seus funcionários.
A formação de brigadistas escolares faz parte de um projeto estadual chamado "Defesa Civil nas escolas", que em todo Paraná tem trazido diversas melhorias para a segurança dos alunos da rede pública paranaense.

PDF
Imprimir

Técnico da seleção de vôlei faz palestra em Maringá

Esporte
Seg, 06 de Outubro de 2014

O técnico da seleção brasileira feminina de vôlei, José Roberto Guimarães, mais conhecido como Zé Roberto, virá para Maringá em outubro para ministrar a palestra “Inovação e adaptação a diferentes situações”.
O evento promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) e pelo Sebrae será no dia 20, às 19h, no Teatro Calil Haddad em comemoração à Semana Nacional da Ciência e Tecnologia e ao aniversário de 14 anos do Programa Empreender.
Ex-jogador da seleção, Zé Roberto é considerado uma lenda pela Federação Internacional de Voleibol por ser o único técnico campeão olímpico com seleções de naipes distintos. Foi três vezes medalha de ouro em Olimpíadas: primeiro em 1992, com a Seleção Masculina, em Barcelona, depois em 2008, em Pequim, e 2012, em Londres, com a seleção feminina.
Os ingressos para a palestra estão à venda a R$ 30,00 para os associados da ACIM na Secretaria da entidade que fica à Rua Basílio Sautchuk, 388 no Centro atendimento em horário comercial.

PDF
Imprimir
Página 21 de 25

FACEBOOK

UNIFAMMA

unifamma

VIAPAR FAZ

Tudo Novo !

expresso maringá
Clique na foto e veja o video

Diversão

DO YOU REMEMBER?
RPM - Alvorada Voraz (1986)   Dim lights ...
O professor de biologia resolve fazer uma prova oral. Chama a aluna: – Existe uma parte do corpo do homem que pode se ...

Pan News Jovem Pan 101.3FM

JOVEM PAN

Mundo Rural

claudio coelho

WHATSAPP MANCHETE

whatsapp

ESTETICA ACADEMIA

estética

Estância Tamarana

estancia tamarana 2015
Pousada Rural
(43) 3398-1681

TWITTER MANCHETE

RSS MANCHETE

rss

PARCEIROS

LINKS :

rigon
anderson lopez
messias mendes

andre almenara folha

edson lima

tabajara

jp

flavio psicologo
antonio marcos

roque
radar maringa
gilmar oséias
BLOG DO CARLÃO MARINGÁ

LUCAS CABRAL
CARLOS OHARA
BLOG LEANDRO OLIVEIRA
BORRAZÓPOLIS NOTÍCIAS
BLOG DO MOCHI
MARINGÁ DA DEPRÊ

BLOG DO ZEQUINHA

FOLHA DE MARINGÁ
FOLHA APUCARANA
FOLHA REGIONAL DE CIANORTE
LAURO BARBOSA
MANDAGUARI ON LINE

BLOG PAIÇANDU AVANTE

PARANA NOTICIAS
PORTAL CGN
BLOG ROBY NEWS
PAICANDU NOTICIAS

BLOG DO MARCINHO PINHEIRO
RADAR DA NOTÍCIA

RUBENS SILVA/MANDAGUARI
PORTAL AGORA

Diversão

DO YOU REMEMBER?
RPM - Alvorada Voraz (1986)   Dim lights ...
O professor de biologia resolve fazer uma prova oral. Chama a aluna: – Existe uma parte do corpo do homem que pode se ...