Após 10 anos Orkut acaba

Imprimir

Há dez anos um engenheiro turco, Orkut Buyukkoktenda, criou o Orkut para o Google, naqueles “20% de tempo livre para projetos pessoais” que a empresa dá aos seus colaboradores.
É possível que a rede social tenha sido o fruto mais lucrativo desse programa de incentivos aos funcionários, mas agora ela está chegando ao fim. Dessa vez é para valer. Se você ainda não sabia, o Orkut encerra suas atividades permanentemente hoje (30). O anúncio dessa notícia já foi feito em junho deste ano através do blog oficial da rede social, mas amanhã é realmente a data fatídica e, se você estava esperando que a Google voltasse atrás nessa decisão, é melhor aceitar o fato e começar salvar o que sobrou do seu perfil.
Uma ferramenta chamada Google Takeout foi desenvolvida para que você possa fazer o download de todas as suas informações presentes no Orkut ou importá-las para o Google+.
As comunidades não serão todas deletadas, mas não será mais possível interagir através delas. Apenas arquivos online com todas as informações e interações de usuários ficarão disponíveis para consulta em um site que a Google ainda não especificou. Provavelmente, depois do dia de amanhã, esses detalhes serão revelados.
Foram 10 anos inesquecíveis. Pedimos desculpas para aqueles que ainda utilizam o Orkut regularmente. Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas conversas e construir ainda mais conexões, na próxima década e muito além”, disse Paulo Golgher, o diretor de engenharia da Google para o Orkut.
A primeira grande rede social do Brasil está sendo encerrada pela Google porque ela não é mais rentável o suficiente para que a empresa se esforce em mantê-la no ar. Fora isso, o site enfrentou muita concorrência do Facebook e teve muitos problemas judiciais com conteúdo criminoso, como pornografia infantil. Por isso, a empresa prefere direcionar seus esforços para o YouTube, Blogger e Google+. (inf asombraemangas)