Cotidiano

6 de janeiro será o dia de pico nos aeroportos na temporada de festas, diz governo

A primeira segunda-feira de 2020 deverá ter meio milhão de pessoas circulando pelos principais terminais do país. Oferta de assentos em voos nacionais crescerá 4,6% sobre o mesmo período do ano passado; a de voos internacionais cairá 10%. Movimentação de passageiros no Aeroporto de Congonhas, Zona Sul de São Paulo, durante o carnaval. Festas de fim de ano devem levar 13 milhões de pessoas aos terminais mais movimentados do Brasil
Renato S. Cerqueira/ Estadão Conteúdo
Ainda está em dúvida de quando voltará das festas de fim de ano? Se for de avião, evite o dia 6 de janeiro.
A primeira segunda-feira de 2020 será o dia de maior movimento nos aeroportos entre todos da temporada das festas: 556 mil pessoas estarão circulando pelos principais terminais do país, estima o governo.
O segundo dia de pico será 23 de dezembro, com mais de 546 mil passageiros.
Carnaval: ainda dá tempo de programar a viagem? Veja dicas
2020 terá 9 feriados nacionais e 6 prolongados
Ao todo, a movimentação de passageiros no período, considerando voos domésticos e internacionais, deve ter um aumento de 2,3% em relação ao ano anterior, diz a Secretaria Nacional de Aviação Civil, chegando a 13,3 milhões de passageiros.
A oferta de assentos em voos domésticos deve ser 4,6% maior do que no fim de ano 2018/2019. Para voos internacionais, a oferta deve encolher 10%.
Fim da Avianca faz preços de passagens aumentarem
Meta de pontualidade
Desde a última segunda (16), a pontualidade dos voos nos 16 principais aeroportos brasileiros é feita pela Operação Fim de Ano, que vai até 10 de janeiro.
O objetivo é manter o índice médio de atrasos de pousos e decolagens abaixo de 15%. A meta é definida pela Conaero (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias).
Os 16 aeroportos monitorados representam 81% do fluxo total de passageiros no país. São eles: Belém, Brasília, Campo Grande, Congonhas (SP), Confins (MG), Curitiba, Galeão (RJ), Fortaleza, Guarulhos (SP), Manaus, Porto Alegre, Recife, Salvador, Santos Dumont (RJ), Viracopos (SP) e Vitória.
Juntos, eles devem registrar mais de 82 mil pousos e decolagens entre voos domésticos e internacionais desde o último dia 16 até 10 de janeiro.
Direitos em caso de atrasos de voos:
Veja quais os direitos dos passageiros com atrasos de voos
Direitos em casos de voos cancelados:
Procon alerta sobre direitos do consumidor em caso de cancelamento de voos
Mostrar mais

redação

contato (44) 99803-1491 agnaldorvieira@gmail.com

Notícias Relacionadas

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncios Detectado

Por favor, desative seu bloqueador de anúncios para continuar. Obrigado.