Ações realizadas pela Escola legislativa em 2017

0
10
A Câmara Municipal de Maringá recebeu, pelo segundo ano consecutivo, destaque no Prêmio Gestor Público Paraná, promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná

Please enter banners and links.

A Escola Legislativa da Câmara Municipal de Maringá foi criada pela Lei Ordinária 9500/2013 e é a única no estado do Paraná que possui programas e ações, sendo realizados. Além da Escola Legislativa de Maringá, existem mais três no estado: as da Câmara Municipal de Toledo, da Câmara Municipal de Curitiba e da Assembleia Legislativa do Estado – ALEP. Abaixo um resumo das atividades desenvolvidas durante o ano de 2017.

Câmara Mirim

Neste ano, a Escola Legislativa encerrou a IV Legislatura do Programa Vereador Mirim e deu início à V edição. Desse processo, participaram 205 alunos do ensino fundamental, de 25 escolas da rede pública e particular de ensino do Município. Pela continuidade do Projeto, a Câmara de Maringá, que havia recebido o prêmio Troféu Gestor Público do Paraná, em 2016, recebeu o Certificado de Menção Honrosa do PGP/PR, em 2017, por sua continuidade e inovação. O Prêmio é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado e do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Paraná e valoriza iniciativas que sejam criativas e tragam desenvolvimento para a sociedade.

Parlamento jovem

O lançamento da primeira edição do Parlamento Jovem, em março, inovou as ações da Escola Legislativa em 2017. Inscreveram-se 77 alunos do ensino médio de 16 escolas maringaenses. O Parlamento Jovem foi implantado para completar os programas oferecidos pela Câmara Municipal de Maringá a alunos que estão inseridos sistema educacional brasileiro. Além do Programa Vereador Mirim, para alunos do ensino fundamental, a Câmara oferece também o Estágio-Conhecimento, procurado por universitários.

Estágio Conhecimento

Neste ano de 2017, foram 16 edições realizadas entre fevereiro e novembro, totalizando 209 participantes. O Programa oferece três módulos (básico, eleições, Orçamento) em edições pela manhã ou à tarde. Iniciado em maio de 2015, em pouco menos de 3 anos, já foram realizadas 39 turmas, com a participação de 502 pessoas. Embora o Estágio esteja aberto a qualquer pessoa da comunidade que seja maior de 16 anos, o Programa é bastante procurado por universitários, que são certificados com 30 horas de atividades complementares.

Visita Guiada

Em 2017, o Programa Visita Guiada atendeu 38 grupos, de 26 escolas e entidades do Município. Por meio do programa, perto de 2.500 pessoas passaram pela Câmara municipal. As atividades consistem na recepção e acompanhamento de grupos em visita à Câmara Municipal de Maringá para assistir às sessões ordinárias ou para uma conversa com os integrantes da Escola Legislativa sobre o papel dos vereadores e visita aos departamentos da Câmara.

Semana da Pátria

A Escola Legislativa participou desse evento institucional da Câmara Municipal, formatando a programação da semana. Dela participaram cerca de 600 alunos que assistiram às palestras do Deputado Constituinte Tadeu França (Pátria é Cidadania) e do jornalista Gilson Aguiar (Da formação do estado nacional ao passivo social), bem como participaram da Sessão Ordinária de 05/09.

Audiências

Uma das funções da Escola Legislativa é assessorar os Gabinetes dos Vereadores no planejamento e realização de audiências públicas. Neste ano, nove Audiências Públicas foram realizadas com a participação da Escola.
• I Audiência Pública do Idoso, realizada por iniciativa do Gabinete do Vereador Chico Caiana, em 04/04/2017.
• Audiência Pública sobre Eleição de Diretores de Escolas Municipais e CMEIs, realizada por iniciativa do Gabinete do vereador Carlos Emar Mariucci, em 15/05/2017.
• Audiência Pública sobre a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), realizada por iniciativa do Gabinete do vereador Carlos Emar Mariucci, em 19/05/2017.
• Audiência Pública sobre Guardadores de Carros, realizada por iniciativa do Gabinete do vereador Jean Marques, em 18/05/2017.
• Audiência sobre o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, realizada por iniciativa do Gabinete do Vereador Homero Marchese, em 13/06/2017
• Audiência Pública sobre Preço dos Combustíveis no Município de Maringá, realizada por iniciativa do Alex Chaves, em 14/08/2017
• Audiência Pública em defesa da UEM, por iniciativa do Carlos Mariucci, da Assembléia Legislativa do Estado e da Universidade Estadual de Maringá, em 22/09/2017.
• Audiência Pública sobre Violência contra a Mulher, por iniciativa do Carlos Mariucci, realizada no dia 30/10/2017.
• Audiência Pública sobre Regulamentação do Funcionamento do Comércio Varejista no Município, por iniciativa do Carlos Mariucci, juntamente com a Arquidiocese de Maringá e o Conselho de Leigos, realizada no dia 06/12/2017.

Exposições

18 exposições foram realizadas no hall de entrada da Câmara Municipal. Essas exposições contemplaram os segmentos de artes plásticas, artesanato, fotografia, fotojornalismo e História. Todas as exposições são de artistas ou produtores culturais locais.
Dentre elas, destacam-se: a) acervo do Museu Esportivo de Maringá, b) O que não ficou na parede, de José Antônio Firmino; c) Instaronis, fotografias de Ronis Furquim; d) acervo da família de Massayuki Seko; e) peças em cerâmica de Isabel Cristina Bogoni, Rosangela Bossoni; f) peças em cerâmica de Nilda Jacuí e Maria do Carmo Albuquerque; g) Artesanato, de Malu Guerreiro; h) A batalha de Brasília, fotojornalismo de João Paulo Fiorenza.

FELICAM

Feira de Livros da Câmara – Feira permanente de troca e doação de livros no hall de entrada da Câmara. Durante o ano de 2017, cerca de 1500 títulos passaram pela Feira.

Biblioteca da Câmara

Durante o ano, a Escola Legislativa deu continuidade à formação do acervo sobre autores maringaenses e livros sobre Maringá, com empréstimo à Comunidade para leitura. Para a formação contínua desse acervo, a Feira de Livros da Câmara – FELICAM – foi uma ação fundamental.

Congresso

Realização do II Congresso Regional de Direitos dos Animais, em parceria com o Instituto para Estudos do Desenvolvimento do Direito – IEDA, nos dias 02, 03 e 04 de agosto. Aproximadamente 600 universitários assistiram às palestras realizadas que foram realizadas no Plenário Ulisses Bruder.

Palestras

• Boas práticas municipais: idéias, projetos e inovações, com o Desembargador TRE/PR Luis Fernando Tomasi Keppen, em 19/01/2017.
• Os propulsores do Sucesso, com Ricardo Amaral, em parceria com a Sociedade de Integração do Estudante Paranaense – SIEP, em 12/07/2017.
• Reforma Política e Competências Municipais, em parceria Escola Judiciária Eleitoral do Paraná, em 23/08/2017.

Concurso de fotos

Realização da IV edição do Concurso “As árvores do passeio público”.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/maringamanchete/www/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 352