Consultório itinerante atende pessoas em situação de rua

Com uma van adaptada e uma equipe multidisciplinar, a prefeitura de Maringá disponibiliza serviços de saúde oferecidos para as pessoas em situação de rua no município, por meio do programa Consultório na Rua.
O atendimento conta com a realização de testes de gravidez, de doenças sexualmente transmissíveis, exames de saúde e curativos e demais serviços oferecidos por psicóloga, assistente social, enfermeira e técnica de enfermagem.
Havendo necessidade são realizados encaminhamentos para as unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento, emergência psiquiátrica, entre outros serviços de saúde. “Constatamos casos com doenças graves como o câncer que requer atendimento imediato”, frisa a gerente de Saúde Mental, Maria Heloisa Cella, lembrando ainda das situações de abuso de álcool, outras drogas e transtornos mentais que requerem um atendimento específico.
A previsão é que até o final do ano o serviço seja ampliado com a formação de uma equipe para atendimento de tarde.
Maria Heloisa lembra que o serviço visa o atendimento imediato. “Tem de ser na hora, não podemos deixar para depois. Se falarmos que vamos levar a pessoa para uma unidade de saúde outro dia, perderemos esse atendido”, explica, lembrando que a equipe não obriga internamento e outros encaminhamentos. “A equipe de profissionais não julga ninguém, devendo haver a sensibilidade dos profissionais. É um trabalho difícil mais compensador”, completa.