Cultura e LazerMaringázDestaque

Flim: Festa celebra literatura com livros, shows, palestras e debates

A estrutura que abrigará a quarta edição da Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) está em fase final de montagem. Nesta quinta, 26, a partir das 8 horas, recebe livros, escritores, performances, palestras, shows e uma infinidade de atividades que conectam a literatura com diversas outras manifestações artísticas, reafirmando o caráter multidisciplinar do evento. A Flim é realizada pela Prefeitura de Maringá, via Secretaria de Cultura, em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL). O curador da Flim é Antonio Carlos Sartini. A feira será realizada na Praça da Prefeitura até domingo, 29.
A partir desta edição, o evento assume um perfil mais eclético para celebrar a literatura num cenário de interação com outras atividades ligadas à arte, como teatro, música e cinema”, afirma o secretário de Cultura, Rael Toffolo, acrescentando que a parceria com a CBL tem importância estratégica, ao associar a Flim com uma entidade de grande expressão nacional. “Essa aproximação favorece muito o evento, a começar pelo acesso ao acervo de escritores da entidade e, principalmente, à experiência da CBL, criada há mais de 70 anos”, afirma Rael Toffolo ”, diz o secretário.
De atrações para crianças, com espetáculos e palestras para na Ilha das Bibliotecas, espaço representativo das bibliotecas municipais, às conversas em formato bate-papo para educadores, a Flim vai transitar por programação diversificada, finalizando já na estreia com o espetáculo de Gero Camilo e Victor Mendes. Inspirado num dos contos do livro ‘Macaúba da Terra’, do próprio ator, o espetáculo narra as desventuras de dois artistas que deixam a companhia onde atuavam e se largam na estrada. Gero Camilo define o espetáculo como uma declaração de amor à vida e ao teatro.
As atividades da Flim se concentrarão na estrutura montada na Praça da Prefeitura, com entrada gratuita e funcionamento das 9 às 22 horas, de quinta a domingo, 29.mas também serão realizadas palestras no auditório Hélio Moreira, como a oficina de crônicas com Thays Pretti, destinada a jovens acima de 15 anos, o debate com o escritor José Roberto Walker, autor do livro ‘Neve na Manhã de São Paulo’, e apresentação do filme ‘Arrependimento’, seguido de discussão sobre o conteúdo da obra mediada por Paulo Campagnolo. Classificação 18 anos.
O curador da Flim, Antonio Carlos Sartini, atua na área cultural há mais de três décadas. Entre outras atividades, foi diretor do Museu da Língua Portuguesa, ocupou diversos cargos na Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e na Secretaria Municipal e produziu espetáculos franceses no país como representante do Ministério da Cultura daquele país no Brasil. “O texto literário transita por todas as artes. Portanto, é importante trazer isso para a feira”, afirma, reafirmando o caráter eclético da Flim, que se organiza sob o tema ‘Literatura muda mundos?!

Mostrar mais

redação

contato (44) 99803-1491 agnaldorvieira@gmail.com

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncios Detectado

Por favor, desative seu bloqueador de anúncios para continuar. Obrigado.