Cotidiano

Parque Serra do Cipó é reaberto após controle de incêndio

Direção da reserva disse que a estimativa mais recente é que em torno de 4,5 mil hectares foram queimados. O dado final virá do satélite em cerca de 48 horas. Incêndio destruiu parte da vegetação do Parque Nacional da Serra do Cipó, na Grande BH
Corpo de Bombeiros/Divulgação
O Parque Nacional Serra do Cipó foi reaberto, na manhã desta segunda-feira (14), depois de o incêndio em Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ter sido debelado na noite de sábado (12). “Já estamos recebendo visitantes”, disse o diretor do parque Leandro Pereira Chagas.
O incêndio que destruiu parte da Serra do Cipó foi extinto por brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e por militares do Corpo de Bombeiros. De acordo com Chagas, a estimativa é que em torno de 4,5 mil hectares, dos 33 mil hectares totais, tenham sido queimados. O dado final virá do satélite em cerca de 48 horas.
A autoria das chamas ainda é desconhecida, mas já se sabe que o fogo começou em uma área externa ao Parque, numa região conhecida como Jacuba. Possivelmente, a partir do fogo colocado para renovação de pastagem.
Com relação à recuperação da área, Chagas afirmou que, se mais nada acontecer, a natureza ficará encarregada de se recuperar sozinha. O diretor do parque informou também que os impactos sobre as espécies de fauna e flora, além do custo de combate ao fogo, ainda serão apurados.
Parte do Parque Nacional da Serra do Cipó, na Grande BH, foi consumida pelo fogo
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Mostrar mais

redação

contato (44) 99803-1491 agnaldorvieira@gmail.com

Notícias Relacionadas

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncios Detectado

Por favor, desative seu bloqueador de anúncios para continuar. Obrigado.