Prefeitos eleitos do Paraná conhecem serviços

0
177

Please enter banners and links.

De 30 de novembro a 2 de dezembro, acontece em Foz do Iguaçu, o Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos – Gestão 2017/2020. Promovido pelo Governo do Estadual, Sebrae/PR e Fomento Paraná, o evento conta com um espaço para exposição das secretarias, empresas públicas, entidades parceiras e patrocinadores. O estande do Sebrae/PR é um dos maiores na estrutura montada no Rafain Palace Hotel & Convention e conta com técnicos e consultores das seis regionais do Estado para o atendimento aos visitantes.
No pavilhão, também estão expondo as secretarias estaduais, Fomento Paraná, Sistema Fiep, Sistema Fecomércio PR, Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Tribunal de Contas do Estado, BRDE, Sicoob, Caixa Econômica Federal, Sociedade Garantidora de Crédito (SGC), Itaipu Binacional, Copel, Sanepar, Compagas e Detran/PR.
O diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, conta que foi montado um estande com setores específicos, para cada temática trabalhada em conjunto com as Administrações Municipais. “Um dos nossos setores, por exemplo, trabalha com a Educação Empreendedora. O Sebrae/PR preocupa-se em levar os conceitos de empreendedorismo para as escolas, desde o jardim de infância até às universidades. Os prefeitos têm sido grandes parceiros para levar a Educação Empreendedora ao Ensino Fundamental ”, elogia Agostini.
O estande do Sebrae/PR também facilita o acesso dos futuros gestores municipais a outros programas e serviços oferecidos. “Os prefeitos e os secretários que participam do encontro podem conhecer aqui os nossos consultores e técnicos, o que facilitará a implementação dos programas e ações no ano que vem”, destaca.
Julio listou outras temáticas trabalhadas no encontro, como o apoio às micro e pequenas empresas via programa Cidade Empreendedora e o trabalho feito para facilitar o acesso ao crédito, por meio das sociedades garantidoras.
“O Sebrae/PR, como parceiro do Governo do Paraná, está apresentando aos futuros prefeitos as ferramentas que podem apoiar o desenvolvimento dos pequenos negócios nos municípios”, explica Luiz Marcelo Padilha, coordenador de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae/PR.
Segundo Padilha, são disponibilizados vários temas relacionados ao ambiente das micro e pequenas empresas, como compras públicas e ações para simplificar procedimentos como abertura, alteração e baixa de empresas. A grande quantidade de novos prefeitos na gestão 2017-2020 é também um fator que foi levado em conta. “A renovação chega a 75% nos 399 municípios paranaenses e demonstra que é necessário um novo modelo de governo, uma nova forma de desenvolvimento para as empresas. O Sebrae/PR, como outros parceiros que estão aqui, pode contribuir para dinamizar a economia, dando um tratamento diferenciado para os pequenos negócios”, observa Padilha.
Paulo Leonar, de Wenceslau Braz, município do norte pioneiro com 20 mil habitantes, assumirá a Administração Municipal no ano que vem e aproveitou para saber mais sobre os programas do Sebrae/PR.
Faço parte do Comitê Gestor da Lei Geral do município há quatro anos e o Sebrae/PR tem sido um parceiro importante nas ações. O programa Cidade Empreendedora já funciona em Wenceslau Braz, mas pode ser melhorado. Temos também o interesse em outras áreas, como Compras Públicas e Educação Empreendedora”, revela Paulo Leonar.
O futuro prefeito afirma que pretende levar os conceitos de empreendedorismo para as escolas do Ensino Fundamental (1º e 2º ciclos) e, possivelmente, do Ensino Médio.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/maringamanchete/www/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 352