Prefeitura finaliza obras de ligação de bairros e inicia outras de mobilidade urbana

Ao mesmo tempo em que libera para utilização dos usuários do sistema de transporte coletivo os três Terminais de Integração construídos nas praças Emílio Farjado Espejo e Megumu Tanaka – na Avenida Kakogawa – e na Praça Ouro Preto, na Avenida Morangueira, a Prefeitura de Maringá finaliza outras obras de infraestrutura no município.
Entre as obras de Mobilidade Urbana já concluídas está também a implantação do Corredor de Ônibus Norte-Sul, onde foram instalados oito pontos de embarque e desembarque de passageiros desde a confluência da Avenida Colombo com a Avenida Morangueira até o final da Avenida Kakogawa.
Nas 16 obras em andamento estão sendo investidos R$ 89 milhões, em parceria com o Governo Federal, com a finalidade de melhorar as ligações entre bairros e facilitar a mobilidade urbana.
Acompanhe o estágio atual de cada uma das obras.

Terminal Intermodal
Na região central de Maringá, têm sequência os trabalhos para instalação das peças de estrutura metálica que serão os pilares de sustentação do mezanino e da cobertura do novo Terminal Intermodal.
Fabricadas pela empresa Salver, de Santa Catarina, as primeiras 99 peças da estrutura já tiveram as bases fixadas para a montagem dos arcos da cobertura do terminal. No canteiro de obras também estão em execução a realocação da rede elétrica e as obras subterrâneas da futura estação ferroviária.
O conjunto de obras prossegue dentro do cronograma, com término previsto para o segundo semestre de 2019 ao custo total estimado em R$ 64 milhões.

Pontes na Rasgulaeff
Na região norte de Maringá, a equipe da empresa contratada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) fez o lançamento das últimas vigas pré-moldadas para sustentação e finaliza as pistas de rolamento nas duas novas pontes da Avenida Dr. Alexandre Rasgulaeff e outra na Rua Palmital. As três pontes elevam os pontos de transposição sobre o córrego Mandacaru e buscam solução definitiva para os frequentes alagamentos na região.
Nas pontes da Avenida Dr. Alexandre Rasgulaeff foram fixadas sete vigas protendidas, com 19,23m de extensão, em cada uma das pistas nas proximidades da baixada entre os jardins Imperial II e Paraíso.

Ponte da Palmital
Construída em área paralela à Avenida Dr. Alexandre Rasgulaeff, a ponte da Rua Palmital liga o fundo de vale da divisa do Jardim Santa Helena com o Parque Residencial Quebec por meio da junção com a Rua Pioneiro Arlindo Pedralli. Nela foram fixadas nove vigas com 22,18 metros de extensão e agora é feita a parte de acabamento, que envolve proteções laterais, pintura e sinalização.
No total, as três pontes vão abranger uma área de 776m² e terão custo final aproximado de R$ 2,5 milhões, com recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para investimento em programas de mobilidade urbana.
De acordo com o cronograma da Semop, todas as três pontes têm previsão de entrega, já prontas para o tráfego, na primeira quinzena de setembro.

Avenida Campolina
Outra obra já em fase de conclusão é a de prolongamento da Avenida Pioneiro Alício Arantes Campolina – que inicia no cruzamento com a Rua Cristal, na altura do bairro Cidade Jardim – até o cruzamento com a Avenida Morangueira, na região norte da cidade.
Funcionários e máquinas da empresa de engenharia vencedora da licitação para a execução da obra já finalizaram a implantação de meios-fios, canteiro central e o asfaltamento das duas pistas.
Também já foi executado o nivelamento e adequações necessárias na junção com a Avenida Morangueira, assim como o retorno para a Avenida Morangueira, localizado no canteiro central da Avenida Campolina.
A liberação para o trânsito de veículos, em toda a extensão da Avenida Campolina, depende apenas da realocação de um poste de energia elétrica no trecho final da via.

Prolongamento da Herval
No conjunto de obras para ligação interbairros também foi executada a complementação da segunda pista da Rua João Luis Dias, no Parque Residencial Cidade Nova.
A via fará ligação com as duas pistas do setor norte da Avenida Herval, atualmente interrompidas na altura do Jardim Imperial II.
As obras, incluindo o aterramento e muro de arrimo da via, estão em andamento e fazem parte do Programa de Mobilidade Urbana, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que investe R$ 25 milhões no projeto.

Rua Cristal
Também para servir de contorno viário na parte oeste da Universidade Estadual de Maringá (UEM), estão em fase de conclusão os trabalhos de abertura de um novo trecho da Rua Cristal, que está sendo prolongada desde o cruzamento com a Avenida Mário Clappier Urbinatti, no Jardim Canadá, até a Rua Dr. Miguel Zacarias, na Vila Progresso, com futura extensão até a Avenida Colombo.
Os trabalhos já envolveram a remoção de uma faixa de área plantada de eucalipto para implantação do leito das duas pistas da rua, que também ganhará galerias de águas pluviais, pavimentação asfáltica, calçadas, arborização e sinalização.

Duplicação da Carlos Borges
Na região sudoeste de Maringá seguem aceleradas as obras de duplicação da Avenida Carlos Borges, no trajeto de 3,2 quilômetros entre o cruzamento com a Avenida Luiz Teixeira Mendes até a Rua Pioneiro Exaltino Pereira Boa Sorte, no lado sul do Anel Viário Sincler Sambatti.
A duplicação da avenida ocupa uma faixa de 36 metros de largura, contendo duas pistas de 9 metros – incluindo as faixas de estacionamento – além de canteiro central de 8 metros, com uma faixa de ciclovia e calçadas laterais. Haverá semáforos para transposição da via nos cruzamentos, retornos e criados binários com pontos de ligação nas vias paralelas.
O município já investiu R$ 7,2 milhões em desapropriações de 28 lotes.
A obra terá custo total de R$ 12,021 milhões, com entrega programada para o mês de maio de 2019.

Rua Antonio Franco
Ainda na região norte da cidade a Rua Cristal fará ligação viária com a Avenida Pioneiro Antonio Franco de Morais, que está sendo duplicada desde o cruzamento com a Avenida Alexandre Rasgulaeff até a Rua Opala, nos fundos do Jardim Paraíso.
As obras em execução nas ruas Cristal e Antonio Franco de Morais terão custo de R$ 3,3 milhões e também fazem parte do Programa de Mobilidade Urbana do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Avenida João Pereira
Equipe técnica da Diretoria de Infraestrutura, da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), também finaliza a elaboração de readequações no projeto original para licitar a execução das obras de pavimentação asfáltica, galerias de águas pluviais e galeria celular na Avenida João Pereira, na região noroeste de Maringá.
O projeto original prevê a ligação da via desde a Rua Henrique Bim – próxima ao futuro viaduto da Avenida Colombo, no Jardim Indaiá – até a Avenida Pintassilgo, que é o prolongamento da Avenida Dr. Alexandre Rasgulaeff, na divisa do Jardim Brasília com o Parque das Laranjeiras.
Para minimizar os impactos ambientais no ribeirão Maringá, as readequações no projeto preveem a construção de um pontilhão em curva na Avenida João Pereira, no trajeto de 135 metros de extensão entre a Rua das Mangueiras e a Rua Pioneira Arminda Buschini Seravalli, além de duas pontes sobre o Ribeirão Maringá, na Avenida José Alves dos Santos.

Avenida José Alves
O orçamento do projeto para levar à licitação as obras de readequações nas duas pistas da Avenida José Alves dos Santos, na região noroeste da cidade, está sendo finalizado pelas equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop).
O projeto para construção das duas pontes prevê a substituição das galerias celulares inicialmente projetadas para transpor o Ribeirão Maringá, que se junta ao córrego Nazareth, na altura da Rua Senador Accioly Filho, no Jardim do Carmo.

Contorno Sul
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp), publicou edital de licitação para contratação de empresa que ficará responsável pela execução de obras emergenciais de reforma geral na pavimentação de toda a extensão do Anel Viário Prefeito Sincler Sambatti – o Contorno Sul. O pregão para apresentação de propostas das empresas concorrentes está programado para o dia 20 de setembro.
Os reparos necessários serão executados com a verba de R$ 13,456 milhões liberada pelo Governo do Paraná. Além da readequação do asfalto, os investimentos preveem a atualização e modernização da sinalização horizontal e vertical da via.

Viadutos do Contorno Norte
A Prefeitura de Maringá atua em busca de autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para abrir licitação que visa a construção da segunda pista sobre os seis viadutos já existentes e a construção de outra transposição do Contorno Norte, por meio de duas pistas na Avenida Américo Belay, na altura do Jardim Dias.
A construção da segunda pista de transposição é prevista para as avenidas Guaiapó, Tuiuti, Franklin Delano Roosevelt, Kakogawa, São Judas Tadeu e Mandacaru, ao custo de R$ 24,8 milhões, já disponíveis pelo Governo Federal.

Ciclovias
No Programa de Mobilidade Urbana de Maringá também são investidos R$ 2,3 milhões na implantação de 7,8 quilômetros de ciclovias que interligam as regiões leste e oeste e centro-sul da cidade.
Em um dos trechos, os ciclistas poderão percorrer 1,7 km sobre o canteiro central da Avenida Horário Raccanello Filho, desde o cruzamento com a Avenida Pedro Taques – na região da Zona 10 – até a Avenida Paraná, onde as pistas bidirecionais da ciclovia serão conectadas à Avenida Guaíra. A implantação do trecho tem custo de R$ 437,6 mil e conclusão prevista para o próximo mês de agosto.
Para novembro deste ano também está prevista a conclusão dos 3,6 km de extensão da ciclovia da Avenida Gastão Vidigal, na região sul da cidade.
Também com pistas bidirecionais no canteiro central da via, a ciclovia dará continuidade à ciclovia já existente na Avenida Brasil e seguirá até o Anel Viário Prefeito Sincler Sambati, o Contorno Sul de Maringá. A obra tem custo de R$ 1,3 milhão.
O terceiro trecho de ciclovia bidirecional está sendo implantado junto com as obras de duplicação da Avenida Carlos Correia Borges, que estão em andamento no sentido centro-sul da cidade. A extensão da ciclovia é a mesma da avenida, que mede 2,5 km, desde o cruzamento com a Avenida Luiz Teixeira Mendes até o Contorno Sul. O prazo de conclusão das obras na Avenida Carlos Borges vai até julho de 2019.

Pista de Skate
No complexo esportivo da Vila Olímpica de Maringá seguem as obras de implantação de uma pista para a prática de Skate.
Conforme projeto da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), a pista ocupará uma área de 1.093,30 m² no espaço da esplanada do complexo, localizada entre o ginásio Chico Neto e o velódromo, para ser usada na modalidade “street”, contando com corrimãos e diversos obstáculos.
A construção da pista exigirá o investimento de R$ 213 mil da administração municipal e de R$ 390 mil de recursos federais.
A previsão é que a entrega da pista coincidirá com o período de realização da etapa final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) marcada para novembro deste ano, em Maringá.

Obras no Aeroporto
No começo deste mês a Prefeitura de Maringá realizou processo licitatório para contratação da empresa de engenharia que ficará responsável pela execução de obras de ampliação da pista e outras melhorias estruturais no Aeroporto Regional Silvio Name Júnior.
O consórcio vencedor apresentou lance de R$ 81,5 milhões para execução das obras e agora aguarda a análise da documentação para homologação do processo.
As obras fazem parte do termo de compromisso assinado entre o município e o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil – MTPA – para permitir, entre outras obras, que a extensão da pista seja aumentada em mais 280 metros, passando dos atuais 2.100 metros para 2.380 metros de extensão, além da implantação de nova taxiway. Também é prevista a reconstrução do pátio de aeronaves, reforma e ampliação da Seção Contra Incêndio (SCI) do Corpo de Bombeiros – que passará dos atuais 150m² para 300m² – e implantação de auxílios à navegação aérea e obras complementares.
A contrapartida do município será feita de acordo com o cronograma de execução da obra.

Eixo Monumental
Nesta semana a Prefeitura de Maringá fez o lançamento oficial de um concurso nacional para requalificação do Eixo Monumental da cidade, o espaço público de 1,8 km compreendido entre a Praça da Catedral e o complexo esportivo da Vila Olímpica.
O Eixo Monumental de Maringá é um importante espaço público central, que reúne alguns dos principais edifícios de interesse público da cidade. A requalificação da área será composta de uma sucessão de espaços livres que, além de permitir a circulação de pessoas, darão acesso aos edifícios de interesse público da área central, como a Catedral, um futuro Centro Cultural, o Terminal Intermodal e a Vila Olímpica.
O resultado do concurso será divulgado no dia 1º de novembro e a contratação da equipe vencedora está programada para o dia 22 de novembro.
O contrato firmado com o IAB/PR, responsável pela realização do concurso, tem valor de R$ 254,1 mil.


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