Primeiro parklet foi instalado

0
130

Please enter banners and links.

Na avenida João Paulino Vieira Filho, esquina com a rua Piratininga, já está em funcionamento o primeiro “parklet” em via pública no município. Inauguração oficial será realizada na terça, às 15 horas. Originários de San Francisco, nos Estados Unidos, os parklets são pequenas plataformas instaladas em trechos da faixa de estacionamento de ruas e avenidas. Equipados com bancos, floreiras, lixeiras, bicicletários, carregadores de celular e wifi, entre outros elementos, os espaços têm a função de oferecer novas áreas urbanas destinadas à recreação, cultura, descanso e convívio social.
No município, a implantação dos parklets surgiu por indicação do vereador Flávio Mantovani, autorizado por meio de decreto pelo prefeito Ulisses Maia e regulamentado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). A instalação e provimento das plataformas são da iniciativa privada, mas antes devem passar por aceitação popular que pode contestar a instalação no processo de autorização da Semob, disponível no site da prefeitura www.maringa.pr.gov.br. Avenidas Pedro Taques e Tiradentes serão outros locais a receberem os parklets.
De acordo com a arquiteta da Semob, Elise Savi, a plataforma prioriza a convivência e outros meios de transporte. “O parklet ocupa duas vagas de automóveis mas oferece bicicletário com diversas vagas e espaço para interação da comunidade. A regulamentação municipal também leva em consideração as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana que prioriza os veículos não motorizados e objetiva promover a inclusão social”, destacou.
O empresário Rodrigo Pina que instalou o primeiro parklet tem boas expectativas para o uso da plataforma que será um espaço de convivência inclusive dos próprios funcionários de seu estabelecimento comercial. “As pessoas vêm nos agradecer por oferecer esse espaço. Estou contente com a liberação das plataformas e acredito que serão muito bem aproveitadas na cidade”, disse.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/maringamanchete/www/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 352