Principais praias turísticas do Caribe mexicano estão limpas de sargaço

Cancún, Playa del Carmen, Isla Mujeres e Puerto Morelos estão livres desta alga, informou nesta quinta-feira (1º) a Marinha do México.
Sargaço se acumulava nas areias da praia em Tulum, no Caribe mexicano, ainda apresenta infestações de 40% e 60%,
Daniel Slim/AFP
As praias de alguns dos principais destinos do Caribe mexicano, como Cancún e Playa del Carmen, estão livres do sargaço que invade as águas desta região, vital para a indústria turística mexicana, informou nesta quinta-feira (1º) o governo mexicano.
As praias dos municípios de Benito Juárez, onde fica Cancún, e Solidaridad, onde está localizada a Playa del Carmen, além das de Isla Mujeres e Puerto Morelos, têm “zero presença” de sargaço, disse o almirante Rafael Ojeda, secretário da Marinha do México.
Grande quantidade de sargaço se acumulou na Playa del Carmen, no México. Governo mexicano diz que praia está livre da infestação.
Victor Ruiz/AP
No entanto, outros destinos populares como Tulum e a ilha de Cozumel, caracterizados por seu ambiente mais rústico e natural, ainda apresentam em suas praias infestações de 40% e 60%, respectivamente, acrescentou a fonte.
“Estimamos que em mais ou menos um mês e meio as praias dali estarão limpas”, disse Ojeda durante a conferência matutina do presidente do México, Andrés Manuel López Obrador.
O governo anunciou em junho que investirá 2,7 milhões de dólares para combater a chegada de toneladas de sargaço, uma alga mal cheirosa e de cor parda, que ameaça arruinar a beleza das praias paradisíacas da chamada Riviera Maya, visitadas por milhões de turistas por ano.
Cientistas descobrem maior conjunto de algas marinhas do mundo e estudam relação com desmatamento