Terceiro mutirão para prótese dentária será neste sábado

0
10

Please enter banners and links.

A Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado, 3, mais um mutirão para triagem e avaliação de prótese dentária dos pacientes inscritos para iniciar tratamento pelo Programa de Saúde Bucal.
As consultas deste sábado serão realizadas das 8h às 18 horas no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Policlínica Zona Norte, que fica na Avenida Sophia Rasgulaeff, no Jardim Alvorada.
Os mutirões para atendimento aos 1.200 pacientes inscritos no programa foram iniciados no dia 27 de janeiro e vão prosseguir até o sábado, dia 17 de fevereiro, sempre na Policlínica Zona Norte. Para o próximo sábado, dia 10, não está prevista a realização de mutirão por conta do período de carnaval.
Os exames complementares, implantes e tratamentos começarão no mês de março.
Segundo a gerente de Saúde Bucal, Riquely Contessoto, o objetivo dos mutirões é zerar a fila de pacientes inscritos no programa e que aguardam consulta para avaliar a necessidade de utilização ou não de prótese dentária. “Em cada sábado de mutirão conseguimos avaliar cerca de 300 pacientes. Esperamos zerar a fila de atendimento até março, quando terá início o tratamento desses pacientes consultados”, afirma.

“A prótese é a última etapa do tratamento e, por isso, se a pessoa tiver cárie ou tártaro dental, por exemplo, é preciso dar prioridade a essas situações, para só depois fazer a prótese. Em casos de pessoas que não têm dentes, a prótese dentária será providenciada imediatamente”, acrescenta a gerente.
Os agendamentos para os mutirões são feitos por telefone ou com o auxílio dos agentes comunitários de saúde.

Como se inscrever
Para obter o tratamento adequado, os interessados que não estão na fila para consulta devem se inscrever no Programa de Saúde Bucal, da Secretaria de Saúde, comparecendo na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para ser avaliado e encaminhado.
A prioridade dos mutirões é para as pessoas que já estão na fila para consulta.
“Após o término dos mutirões, o atendimento será mantido para evitar acúmulo de demandas odontológicas. Mesmo para quem entrar agora na fila, ainda assim o atendimento será rápido”, assegura a gerente.

Terceiro molar
Além dos mutirões para triagem e avaliação de prótese dentária a Secretaria de Saúde também intensificou os atendimentos diários para eliminar os pedidos de cirurgia do terceiro molar (dentes do siso).
As cirurgias são realizadas no CEO da Policlínica Zona Norte e na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Universo.
Até outubro do ano passado existiam 800 pessoas na fila para cirurgia de terceiro molar. De dezembro até janeiro deste ano foram atendidos 378 pacientes.
A expectativa é que até o final de março a fila esteja zerada.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/maringamanchete/www/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 352