Visita técnica no Cine Teatro Plaza

0
209

Please enter banners and links.

O secretário de Cultura de Maringá, Rael Toffolo, realiza hoje uma visita no Cine Teatro Plaza. O objetivo é conhecer os problemas do local para planejar as ações voltadas à recuperação de espaços públicos culturais da cidade. De acordo com o Patrimônio Histórico do município, o prédio está interditado desde 2006.
Precisamos conhecer a real situação do Cine Teatro Plaza e solicitar laudos para saber como está, por exemplo, a estrutura física do prédio. É preciso também fazer estudos que envolvem a questão jurídica. Só depois de analisar tudo isso vamos definir o que será feito”, explica o secretário.
Em 2014 o prefeito Ulisses Maia, então presidente da Câmara Municipal, promulgou a Lei nº 9869/14 que declara de utilidade pública o prédio do Cine Teatro Plaza. A recuperação dos espaços culturais é defendida por artistas da cidade e foi um dos temas abordados no último processo eleitoral.

História: Inicialmente o Cine Plaza, como era chamado, pertencia a particulares. A construção do prédio teve início em 1960, mas só foi concluída em 1972. Tornou-se na época o quarto cinema de rua instalado em Maringá, com capacidade para 800 lugares. Localizado estrategicamente no centro da cidade, o cinema exibia filmes nacionais e estrangeiros, atraindo grande público.
O estabelecimento cultural foi comprado pela Prefeitura em 1990, passando a ser chamado de Cine Teatro Plaza. Além de projetar filmes, sediava congressos, shows musicais, apresentações teatrais, entre outros, funcionando como local de encontro dos maringaenses.
A última grande reforma realizada pela prefeitura foi em 2003, principalmente no palco e no auditório que passou a contar com 610 lugares. Desde 2006, tanto o Cine Teatro Plaza quanto os andares superiores do prédio que pertencem a particulares estão interditados por determinação do Corpo de Bombeiros.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/maringamanchete/www/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 352