ArtigoComportamentoOpinião

Você já se viu como realmente está?

artigo

Já é de muito tempo o conhecimento, por parte dos psicólogos, da importância da técnica do espelho, quando o paciente consegue se ver através de uma cena protagonizada pelos outros. Dessa forma ele consegue avaliar a si mesmo, utilizando a crítica que usualmente faz aos outros. Assim consegue enxergar com tal clareza que fica difícil continuar se enganando. Quando essa técnica é utilizada em relacionamentos amorosos, ela adquire uma importância bastante significativa; visto que, em geral, o casal tem o desejo de continuar o relacionamento por muito tempo e, diante de tal técnica, algumas pessoas não teriam sequer começado o relacionamento se conseguissem prever o futuro. Claro que esse procedimento técnico não é utilizado com intuito de separar o casal, mas sim para apontar o que eles estão construindo no presente e no futuro.

Numa determinada utilização da técnica do espelho eu, como psicólogo, protagonizei o problema relatado por um casal. Ela reclamava que o marido lhe era grosseiro e a pressionava por meio de uma postura severa. Ela, por sua vez, relatava que diante dessas situações utilizava a birra para se defender, chegando a ficar três dias sem falar com ele, e o ignorava o máximo possível para que ele se sentisse mal. Diante dessas informações eu os dramatizei fazendo um pedido de casamento:

– Você aceita casar comigo? Prometo que serei grosseiro e agressivo quando você não fizer o que eu quero, fazendo você se sentir pressionada a agir como desejo – falou o marido.
– Sim, aceito. É meu sonho viver todos os dias de casada convivendo com alguém grosseiro e ríspido comigo, fazendo eu me sentir culpada quando não agir como esperado. E você aceita casar comigo? Prometo que serei birrenta, e farei você se sentir mal ao te ignorar por três dias seguidos, sempre que eu não aceitar uma situação imposta por você – Respondeu a esposa
– Sim, aceito. É o que mais desejo, ser ignorado e, se possível, humilhado até que a morte nos separe – respondeu o marido.
Então perguntei para eles se aceitariam um pedido de casamento nesses termos, ambos foram honestos em responder que não.

Diante dessa situação foi possível trabalhar o que eles estavam construindo e o que eles esperavam viver nos próximos anos. Mas essas reflexões só têm efeito terapêutico se eles conseguirem se reconhecer diante de um sofrimento e o quanto eles próprios são responsáveis pelo que estão oferecendo ao outro e, consequentemente, a si próprio. Dessa forma, a técnica do espelho se mostra muito eficiente, pois rapidamente se explicita um problema muitas vezes vivido, no entanto, não conversado e, por conseguinte, não resolvido. As técnicas psicológicas têm a função de servir de catalizador, quer dizer, tem o objetivo de apressar o processo de superação dos problemas. Seja ela por meio de uma investigação, explicitação de um problema, ou mesmo para apontar soluções.

psicologo Você já se viu como realmente está?
psicólogo Flávio Melo Ribeiro

Psicólogo Flávio Melo Ribeiro
CRP12/00449

A Viver – Atividades em Psicologia desenvolveu programas psicoterapêuticos que possibilitam ser trabalhados em grupos e individual.
[email protected] (48) 9921-8811 (48) 3223-4386
Página no Facebook: Viver – Atividades em Psicologia

Canal no Youtube: Flávio Melo Ribeiro

Mostrar mais

redação

contato (44) 99803-1491 [email protected]

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo