EconomiaMaringá

Autoridades prestigiam abertura oficial da Expoingá

Solenidade de abertura teve homenagens aos fundadores e inauguração de monumento em alusão ao jubileu de ouro

Autoridades municipais, estaduais e nacionais se reuniram na tarde desta sexta-feira (10) no lançamento oficial da Expoingá. A solenidade foi o Agromuseu, que mostra a história das 50 edições da feira.

O evento teve início com um minuto de silêncio em respeito às vítimas da tragédia do Rio Grande do Sul e contou com a benção do padre Naílson Bacon, representante da Arquidiocese de Maringá, que ressaltou a importância da fé, independente de religião.

A presidente da Sociedade Rural de Maringá (SRM) fez o discurso de abertura e relembrou a história dos 50 anos da feira e que nada seria possível sem as pessoas importantes que passaram pelo parque antes dela. “Se tudo isso que vocês estão vendo hoje está acontecendo é porque essas pessoas visionárias acreditaram e fizeram a diferença no momento em que a cidade estava começando e não desistiram por nada”. Ela citou alguns nomes que fizeram parte da historia da feira, como por exemplo, os fundadores Joaquim Romeiro Fontes, Alcides Fanhani, Edi Vieira e Giovani Ridolfim, entre tantos outros homenageados.

O governador em exercício Darci Piana contou que esteve presente na primeira edição da feira e que na época em Maringá só existia uma rua principal com calçada de pedras e o restante era chão de terra. “Eu sou dessa época e tenho orgulho em saber o tamanho que Maringá se tornou, esta é a melhor cidade para morar neste País e é uma honra estar novamente aqui na feira e inaugurar a estátua de cinquenta edições.” Ele ressaltou ainda em seu discurso que, grande parte deste crescimento da cidade e da Expoingá cabe ao trabalho e garra da presidente Maria Iraclezia de Araújo.

Para o prefeito Ulisses Maia, a Expoingá conseguiu chegar aqui até hoje e com um crescimento cada vez maior devido ao trabalho de muita gente. “A sociedade rural e a história de Maringá caminham lado a lado, tanto a cidade como a feira são resultado de muito trabalho de gente que não mede esforços e que defendem a cidade acima de tudo.”

A Expoingá teve início nesta quinta-feira (9) e vai até o dia 19 de maio no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro.

Inauguração do Monumento

Além da abertura oficial, o dia também foi marcado pela inauguração do monumento alusivo aos 50 anos de feira, em comemoração ao jubileu de ouro: um totem em concreto esculpido pelo arquiteto e artista plástico Agnaldo Adélio. Na imagem, a logo dos 50 anos com um berrante envolto por um símbolo da produção agrícola da região, principalmente grãos de café.

Mostrar mais

Notícias Relacionadas

Botão Voltar ao topo