Cotidiano

Dicas para evitar o estresse

No artigo “Cuidado com o estresse de fim de ano”, publicado semana passada, vimos que o estresse é uma resposta “positiva” do organismo diante de situações de perigo, preparando o mesmo para luta ou fuga. Também foi apontado o quanto o estresse, por dar energia ao organismo, camufla doenças e a baixa imunidade e quando a pessoa relaxa e sai do estresse fica suscetível a infecções oportunistas, dores pelo corpo e contraturas musculares. Agora vamos ver como evitar de se manter em estresse continuado.
Dica 1) Quando a pessoa sentir que está ficando estressada, principalmente se for em atividades duradouras como o trabalho, pois o excesso e a manutenção do estresse sobrecarrega e prejudica o organismo, ela deve relaxar. Diferentemente do que as pessoas leigas acham que o ser humano é igual a uma pilha, que ao se emocionar negativamente vai se carregando e precisaria descarregar através de agressividade: batendo em almofadas, quebrando coisas, lutando, etc., para sentir-se aliviada, o que o organismo precisa é relaxar para se aliviar.
Pesquisas feitas tanto na Universidade de Iowa, com 600 participantes, como da Universidade de Kent, na Inglaterra com 149 participantes comprovaram que é através do relaxamento que a pessoa sai do estresse e não socando e gritando.
Portanto, nos momentos de folga, procure ficar só, numa posição confortável e relaxe todo o corpo. Respire com calma e ao expirar o ar dos pulmões sinta relaxar.

Dica 2) Diante do acúmulo do trabalho e da pressão de cumprir metas a pessoa, além do estresse, tende a ficar ansiosa. Ela quer finalizar todas as atividades o quantos antes e as vezes chega a se atrapalhar no que é prioritário. A dica é fazer uma lista de atividades a realizar, ordená-la por prioridade e montar um cronograma para ter ideia do tempo que vai levar para concluir todas as tarefas. Ter ideia do tempo que vai levar cada uma das tarefas e saber que tem tempo hábil para realiza-las faz a pessoa manter a calma. E estando tranquila não há estresse.
Estas duas dicas quando aplicadas ajudam você a não se manter num estresse que pode ser prejudicial a sua saúde.

psicólogo Flávio Melo Ribeiro
psicólogo Flávio Melo Ribeiro CRP12/00449

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