AcidenteMaringáTrânsitozDestaque

Secretaria fará ação de prevenção voltada para motociclistas

A Secretaria de Saúde de Maringá tratou nesta quinta (28) em reunião sobre acidentes com motociclistas, o que já se tornou problema de saúde pública, pelo grande número de acidentados e o alto custo no tratamento do trauma.
70% das cirurgias neurocelafálicas, por exemplo, são em virtude de acidentes com motociclistas. Segundo Fabio Margaridi Ferreira, que é diretor da Secretaria de Saúde, os acidentes de motociclistas se tornaram um problema de saúde pública e não só de mobilidade.
A secretaria estuda a possibilidade de, em conjunto com outras pastas, inserir uma nova abordagem na prevenção, o que indica que os acidentes de trânsito envolvendo motociclistas estão impactando diretamente no sistema de saúde público. Assim, a mesma ação de prevenção de quaisquer outras doenças, deve também ser aplicado a questão do aumento de uso da motocicleta no dia a dia do maringaense.
Segundo dados do DPVAT, 89% das indenizações de trânsito estão relacionados a acidentes com motociclistas.
Cleiton Lacerda, gestor do Samu em Maringá, conta que no primeiro semestre 2017 aconteceram quase 7 mil ocorrências de trânsito, 70% envolviam motociclistas.
Na base do Sam7 Maringá são em média 10 acidentes/dia, a maioria com pessoas que usam a moto como meio de transporte para ir e vir do trabalho. O maior número de acidentes é por imprudência e não por imperícia.
Segundo Cleiton o caminho é a educação no trânsito já que mortes aumentam a cada ano, e o fruto desses acidentes são problemas físicos irreversíveis.
A Jovem Pan Maringá é parceira no projeto da Secretaria de Saúde que tem como objetivo diminuir o numero de acidentes nas ruas de Maringá. A rádio esta disponibilizando sua estrutura out of home (peruinha) e espaço em sua programação, para a secretaria fazer trabalhos de conscientização dos motociclistas de Maringá. Segundo Marcelo Reis, diretor da emissora, a rádio já faz esse trabalho há mais de 10 anos, e estava na espera do poder público que é o verdadeiro responsável na busca da melhoria na vida das pessoas e junto com os veículos de comunicação pode potencializar o resultado desse tipo de projeto.

Mostrar mais

redação

contato (44) 99803-1491 [email protected]

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo