EconomiaTrabalho

Novo supermercado de Maringá tem projeto de construção inteligente e inovador

Acessibilidade, reaproveitamento de águas pluviais e cobertura para instalação de placas fotovoltaicas são algumas soluções implementadas na unidade localizada no bairro Bom Jardim

Foco na sustentabilidade, inovações e processo construtivo inteligente. Esses são alguns dos conceitos implementados na nova unidade dos Supermercados Cidade Canção, localizado na Avenida Guaiapó, no bairro Bom Jardim, em Maringá. A obra foi realizada pela A.Yoshii – construtora paranaense com mais de 55 anos de atuação.
A construção do empreendimento também exigiu intervenções de acessibilidade no entorno. Novas sinalizações de trânsito foram instaladas, assim como faixa de pedestres elevada e dois novos pontos de ônibus.
A nova loja possui oito mil metros quadrados e é fruto da parceria entre a Empreendimentos Santa Márcia e a Companhia Sulamericana de Distribuição (CSD).
O engenheiro civil da A.Yoshii responsável pelo projeto, Pedro Mota, explica que o estudo de viabilidade para a implantação do supermercado foi bastante detalhado. “Recebemos o estudo de viabilidade realizado pela Empreendimentos Santa Márcia e a CSD, e observamos que o local foi escolhido para impulsionar o crescimento da região. Com o terreno estrategicamente localizado no encontro entre duas grandes avenidas, o local se trata de um loteamento em crescimento, que com a instalação de um grande supermercado, com uma marca renomada na cidade, tem tudo para se expandir rapidamente”, detalha.

3358C 20210219 0268 e1614366248253 Novo supermercado de Maringá tem projeto de construção inteligente e inovador

Construção inteligente
Na obra, o sistema construtivo em pré-moldado e estrutura metálica resultou em uma grande redução nos desperdícios de materiais e um ganho no prazo de execução. “Na cobertura, a escolha pelo sistema de telhado com telha zipada também favoreceu o tempo de execução e reduziu significativamente possíveis gastos futuros com manutenções. Além disso, o telhado foi preparado para receber placas fotovoltaicas de energia solar”, revela Mota.
De acordo com o engenheiro da A.Yoshii, outra aplicação pensada na sustentabilidade é o sistema de reaproveitamento de águas pluviais e iluminação em LED, que reduz o consumo de energia. Entre as novidades da loja está o sistema de selfcheckouts (caixas de autoatendimento), que diminui as filas em até 30% e está ganhando cada vez mais espaço no Brasil.
O novo supermercado Cidade Canção foi inaugurado dia 18 de fevereiro, gerando 150 novos postos de trabalho para Maringá e região.

Mostrar mais

Notícias Relacionadas

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncios Detectado

Por favor, desative seu bloqueador de anúncios para continuar. Obrigado.