Região

Mandaguaçu começa movimentação para criar Guarda Municipal

A cidade deve ganhar em breve a sua GM

Um grande reforço para a segurança pública de Mandaguaçu no noroeste do Paraná. A cidade deve ganhar em breve a sua Guarda Municipal. A criação da estrutura começou a ser discutida numa reunião em Curitiba, intermediada pelo deputado estadual Tiago Amaral (PSD). “Eu sou um grande apoiador da segurança pública e as Guardas Municipais são instituições que auxiliam a Polícia Militar a manter a ordem e a segurança”, explica.

A reunião com o inspetor Carlos Celso dos Santos Junior, diretor da Guarda Municipal de Curitiba, teve a participação do prefeito de Mandaguaçu, Maurício Aparecido da Silva (Índio), do presidente da Câmara de Vereadores, Fabrício Martelozzi,  e do secretário de Segurança, Mobilidade Urbana e Transporte de Mandaguaçu, Alessandro Mansano.
Parceria para agilizar

Mansano diz que a ideia é estabelecer uma parceria com a Guarda Municipal da capital, para auxiliar na criação da nova instituição, que será armada. Para ele, a reunião foi bastante produtiva: “Eles vão ajudar a elaborar e revisar o projeto de lei, para levarmos à nossa Câmara Municipal. Depois da aprovação, vamos fazer o concurso público e daí a Guarda de Curitiba vai nos auxiliar na formação dos agentes”.

Segundo prévia do Censo 2022, divulgada pelo IBGE, Mandaguaçu tem hoje em torno de 31 mil habitantes e é o terceiro município do Paraná que mais cresceu nos últimos 12 anos. O secretário Mansano sustenta que essa é uma das principais razões para investir cada vez mais na defesa da população: “Temos muita necessidade de ter a Guarda. Temos a Polícia sempre presente, mas precisamos somar esforços e intensificar a atuação, para atender a todas as necessidades que vêm desse crescimento”, pontua o secretário.
Proteção e defesa da população
A previsão é que a futura Guarda Municipal de Mandaguaçu tenha também uma unidade da Patrulha Maria da Penha, para proteger, monitorar e acompanhar mulheres que receberam da Justiça medidas protetivas de urgência.
(Inf. e foto: PMM)
Mostrar mais

Notícias Relacionadas

Botão Voltar ao topo